sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um cara de sorte (Paulo Coelho)

Não considero Paulo Coelho um escritor ele tá mais pra auto ajuda, misturado com crendices, magias etc..
É realmente um fenômeno editorial em todo mundo, mas  a saga do bruxinho Harry Porter também foi.
Mistura de sorte com oportunismo?

Nascido numa família de classe média, aos sete anos Paulo Coelho ingressa no tradicional Colégio Santo Inácio da então capital doBrasil, o Rio de Janeiro.
Desde muito novo, gostava de escrever e mantinha um diário. No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro, e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor. As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.


Católico não-praticante, em 1986, Paulo Coelho terá conhecido a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago. Percorreu quase 700 quilômetros do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela na Galiza, experiência que retira detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.
No ano seguinte, publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos; O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 65 milhões de exemplares.


Paulo Coelho tem um “faro” especial para compartilhar os anseios de seus leitores. Quando estava para lançar A bruxa de Portobello (Planeta), por exemplo, em 2007, percebeu a grande intimidade de boa parte do público com as ferramentas da internet e, em parceria com o site de rela cionamentos My Space, lançou um concurso chamado A Bruxa Experimental, em que leitores eram convidados a fazer um filme baseado nos personagens do livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário