segunda-feira, 4 de junho de 2012

QUASE TRISTE






Chesney Henry "Chet" Baker, Jr. (YaleOklahoma23 de Dezembro de 1929 – Amsterdã13 de maio1988) foi um trompetista ecantor de jazz norte-americano.
Criado até os dez anos numa fazenda de Oklahoma, partiu para Los Angeles no final dos anos 1930, quando começou a estudarteoria musical. Chet Baker sempre foi influenciado por seu pai, guitarrista, de quem herdou a paixão pela música e de quem ganhou, aos 10 anos de idade, um trombone. Amante do Jazz, não tardou em conquistar o sucesso, sendo apontado como um dos melhores trompetistas do  logo em seu primeiro disco.

Chet Baker, 1983
Ainda bem jovem, passou a integrar grupos de renome da música americana da época. Seus primeiros trabalhos foram com a Vido Musso's Band e com Stan Getz, porém Chet só conheceu o sucesso depois do convite de Charlie Parker (Bird), em 1951, para uma série de apresentações na Costa Oeste dos Estados Unidos. Em 1952 entrou para a banda de Gerry Mulligan, alcançando grande notoriedade com a primeira versão de "My Funny Valentine". Entretanto, em razão dos problemas de Gerry com as drogas, o quarteto acabou tendo vida curta, sustentando-se por menos de um ano. Mas o talento de Chet logo o transformaria em ídolo, por toda a América e pela Europa.
Especialistas dividem a vasta obra do músico em duas etapas: a fase cool, do início da sua carreira, mais ligada ao virtuosismo jazzístico, e a outra, a partir de 1957, quando a sensibilidade na interpretação torna-se ainda mais evidente.
Avesso às partituras, Chet não deixou, entretanto, de integrar as big bands americanas. Era dotado de extrema criatividade, inaugurando um modo de cantar no qual a voz era quase sussurrada. Possivelmente exerceu grande influência em alguns dos grandes nomes da bossa nova, como João Gilberto e Carlos Lyra, embora alguns, como o contrabaixista Sizão Machado, por exemplo, acreditem que a bossa nova é que teria influenciado os músicos americanos - e não o contrário. No entanto, sua gloriosa trajetória na música não lhe rendeu uma vida segura, afastada de problemas. Por causa do seuenvolvimento com drogas, especialmente com a heroína (durante suas crises de abstinência, que eram monitoradas por médicos, usava metadona), Chet foi preso muitas vezes. Conta-se que chegou a ser espancado por não ter pago uma dívida contraída com aAcompra de drogas. Este episódio teria lhe rendido a perda de vários dentes.
Para alguns especialistas, as falhas em sua arcada dentária teriam contribuído para prejudicar sua performance. Contudo, para outros, contraditoriamente, tal fato teria obrigado o músico a enveredar pelas nuances do instrumento, alcançando, deste modo, sonoridades ímpares e inconfundíveis.


Chet Baker morreria aos 58 anos, em Amsterdã, de forma trágica e misteriosa, na madrugada de 13 de Maio de 1988, ao despencar da janela do hotel. Até hoje há controvérsias sobre as circunstâncias de sua morte - acidente ou suicídio.
Foi sepultado no Inglewood Park Cemetery, em Los Angeles.




Almost Blue

Almost blue
Almost doing things we used to do
There's a girl here and she's almost you
Almost
All the things that your eyes once promised
I see in hers too
Now your eyes are red from crying

Almost blue
Flirting with this disaster became me
It named me as the fool who only aimed to be
Almost blue
It's almost touching
It will almost do
There is part of me that's always true
Always
Not all good things come to an end
Now it is only a chosen few
I have seen such an unhappy couple

Almost me
Almost you
Almost blue


Tradução

Quase Triste


Quase triste

Quase fazendo coisas que eu costumava fazer

Tem uma garota aqui e ela é quase você

Quase
Todas as coisas que uma vez seus olhos prometeram
Eu vejo nos dela também
Agora seus olhos estão vermelhos de chorar



Quase triste
Paquerando esse desastre que eu me tornei
Ele me nomeou como a boba que esperava ser
Quase triste
Está quase tocando
Vai quase fazer
Existe uma parte de mim que é sempre verdadeira
Sempre
Nem todas as coisas boas têm um fim
Agora isso é só uma pequena escolha
Eu tenho visto muitos casais infelizes

Quase eu
Quase você
Quase triste


Nenhum comentário:

Postar um comentário