domingo, 3 de junho de 2012

JABUTICABA

Quem nasceu ou foi criado no interior sabe que fruta é essa, ela é tão linda e gostosa mas só quem experimentou sabe.
Alguns se perguntam, mas que trabalho para sentir um pouco do gosto dessa fruta, é ai onde está a graça da coisa. Jabuticaba tem que ser colhida e chupada no pé, com direito a ter abelhas, maria fedida (é um tipo de besouro que quando vc esbarra nele solta um odor desagradavél), ficar sentado num galho e passar a tarde por lá.
Mas que frutinha gostosa, passei horas da minha infância em cima de uma jabuticabeira apreciando o sabor adoçicado e que não enjooa.





    Para quem não conhece

É planta perenifóliahigrófila e que exige sol de moderado a pleno.
A árvore, de até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro.
As folhas, simples, têm até sete centímetros de comprimento.
Jabuticabeira em floração.
Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.
Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomares domésticos. É tradição o aluguel de pés de jabuticaba, o que permite a colheita e o consumo de todas as frutas de um dado pé durante um certo período de tempo[6]. Na cidade de Sabará, em Minas Gerais, noBrasil, é realizado, anualmente, o Festival da Jabuticaba, visando a perpetuar a tradição da cidade como produtora da fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário